MENU







 

 

Química

Coagulação e Floculação

Tem por objetivo transformar as impurezas que se concentram em suspensão (partículas finas, bactérias, etc), materiais colidais (cor, ferro, manganês oxidado, etc.) e alguns materiais dissolvidos em partículas gelatinosas (flocos).
Para o processo de coagulação, é utilizado o coagulante químico sulfato de alumínio que, após determinação em laboratório da dosagem ótima, é adicionada à água bruta em zona de grande turbulência. Após a mistura rápida , a água escoa para o floculador (zona de mistura lenta) para uma boa constituição e agregação das impurezas. A água floculada passa, através de canais, para a fase seguinte, que é a decantação.
Decantação: A água floculada escoa por gravidade para o decantador onde ocorre a separação das fases líquida (água) e sólida (flocos), em virtude da velocidade da água ser bem moderada nesta etapa. A qualidade da água decantada é excelente em relação à água bruta, mas não o suficiente para distribuí-la à população. Faz-se necessário a eliminação por filtração das partículas finas ainda existentes na terceira etapa do tratamento.