MENU







 

 

Biologia

A Água na Natureza


A água existe na natureza nos seus três estados de agregação: sólido, líquido e na forma de vapor d'água.
Estima-se que quase 3/4 da superfície da Terra estejam recobertos por água, formando o que se conhece como hidrosfera. Esta é composta pelos oceanos, mares, rios, lagos, etc.
As nuvens são formadas por pequenas gotas d'água, o ar possui grande quantidade de vapor d'água que varia de lugar para lugar.
Na forma sólida, encontramos a água nas geleiras dos pólos, em forma de neve em cadeias montanhosas muito altas o ano todo nas regiões de clima temperado durante o inverno.
A importância da água para os seres vivos é tão grande devido à sua própria composição orgânica. Há uma variação em quantidade, mas todos os seres vivos possuem água em seu corpo que deve ser reposta à medida que eles perdem-na sob a forma de respiração, transpiração, urina e fezes.
A água tem sua importância também por exercer as funções de solvente para as substâncias do corpo dos seres vivos, e transporte de substâncias tanto dentro das células quanto entre uma célula e outra. Nutrientes, gases da respiração e excretas se difunde nesse líquido e é por ele carregado.
Ela também favorece a ocorrência de reações químicas, pois as moléculas em solução estão em constante movimento, podendo encontrar-se e reagir quimicamente possibilitando o bom funcionamento do organismo no conjunto de reações conhecido como metabolismo.
A taxa de água num ser vivo depende de três fatores: atividade do tecido, idade do organismo e espécie estudada.
- Atividade: quanto maior o metabolismo de um tecido, maior é a taxa de água que nele normalmente existe. o sangue dos animais e a seiva dos vegetais são, em grande parte, formados de água. O encéfalo de embrião possui 92% de água; os músculos são composto de 83%; os rins, 60,8%; os ossos, 48,2% e a dentina, 12%.
- Idade: a taxa de água normalmente decresce com a idade. Um feto humano tem 94% de água; um recém-nascido, apenas 69%; já o adulto possui, em média 63% de água.
- Espécie: o peixe-boi possui 62% da massa de seu corpo formada de água; a batata inglesa, 75%; a maçã, 86%; o repolho, 90%; o pepino 96%; a melancia, 98%; a medusa, 99%; certos fungos, 83%, etc.
Vemos, portanto, uma variedade de composição de água conforme o tipo de vida. Observamos, ainda, que o organismo dos animais encerra água em proporções que atinge até 70%; as plantas terrestres, até 75%; as plantas aquáticas, até 95%, alguns animais aquáticos, até 99%.