MENU







 

 

Biologia

Desidratação Infantil

Nos meses de verão, o rádio e a televisão fazem campanhas de esclarecimento, alertando a população para os perigos da desidratação infantil, que pode levar uma criança à morte em pouco tempo.
A desidratação pode ser provocada por uma infecção intestinal, se algum alimento deteriorado - o que é mais fácil de acontecer no verão - for consumido pela criança. Nesse caso, as fezes são eliminadas sob a forma líquida (diarréia), ocasionando a perda de grandes quantidades de água. Com freqüência, também ocorrem vômitos; a criança não consegue reter água ou qualquer alimento no estômago. Além disso, nos meses quentes, a perda de água através da transpiração aumenta.
Se a perda de água é maior nessa época do ano, sem que a reposição através da ingestão de líquido seja suficiente, é necessário reidratar o paciente, fornecendo-lhe líquidos. Por isso, pode-se dar à criança uma solução chamada de soro caseiro. O soro caseiro deve ser preparado da seguinte maneira:
· uma colher de chá de açúcar;
· uma colher de café de sal;
· um copo de água filtrada.
Em casos mais graves, injeta-se no sangue, gota a gota, uma solução
chamada soro fisiológico, para compensar a água perdida.
Não se pode brincar com este problema achando que a desidratação infantil não mata. Infelizmente, ainda, por falta de esclarecimentos, a população de baixa renda vê alguns de seus filhos morrendo de uma doença que é totalmente tratável quando se faz o tratamento em tempo. E para isso, também, é preciso que se acredite realmente na eficácia do soro caseiro, que pode ser preparado em casa, não requerendo para tanto, recursos que essa mesma população não dispõe.