MENU







 

 

Biologia

Conhecendo nossa Hidrosfera


A hidrosfera representa cerca de ¾ da superfície do planeta. De toda a água existente na crosta terrestre, nos oceanos, lagos, rios, neves e lençóis freáticos, somente 3% são de água doce (2% estão compactados nas calotas polares em forma de geleiras e só 1% pode, de fato, ser explorado), outros 97% constituem os oceanos, com água salgada.
Menos de 1% da água doce é disponível para o consumo, ou seja, está na superfície, presente em rios e lagos. O Brasil tem 13% dessa água, porém ela está mal distribuída. Na região Amazônica, pouco povoada, estão 75% das reservas, enquanto nas regiões Sul e Sudeste, onde vive a maioria da população, estão 8% e, no Nordeste, apenas 3% das reservas disponíveis. Essa água se destina à agricultura, produção de energia, criação de peixes, e a usos domésticos e industriais.
A água do mar é dita salgada por causa da grande quantidade de sais dissolvidos, como eletrólitos, na forma de cátions (íons positivos: Na+, K+, Ca2+, Mg2+, etc...) e ânions (íons negativos: Cl-, Br-, (SO4)2-, (CO3)2-, etc...).
O cloreto de sódio (Na Cl) 'o principal componente extraído em salinas e utilizado para consumo in natura ou como matéria-prima para as indústrias na produção da base: soda cáustica (NaOH), do ácido clorídrico (HCl), do sal: hipoclorito de sódio (NaClO), do gás combustível hidrogênio (H2) e do gás cloro (Cl2).

Fonte: GLOBO CIÊNCIA, 1998, pag. 57