MENU















 
Química

A 'pele' da Água

Encha um copo com água quase até a borda.
Depois, com o auxílio de um conta-gotas, vá adicionando água até encher o copo. Observe que, mesmo estando cheio, é possível acrescentar um pouco mais de água ao copo, formando uma superfície abaulada, convexa. É como se a água tivesse uma pele cobrindo sua superfície de contato com o ar e a impedindo de transbordar.
Essa "pele" da água recebe o nome de tensão superficial.
Experimente colocar água em um copo e jogar um pouco de talco sobre ela. Embora mais denso que a água, o talco não afunda, pois não consegue vencer a tensão superficial. Um modo de acabar com essa tensão superficial é colocar algumas gotas de detergente. Fazendo isso você verá que o talco começa a afundar.
Muitos insetos servem-se da tensão superficial para "passear" comodamente sobre a água. Isso acontece, por exemplo, com os percevejos d´água que, com movimentos rápidos e precisos, tais insetos d´água correm sobre a água e capturam outros pequenos insetos para sua alimentação.
Sempre que estiver numa lagoa ou represa de águas tranqüilas, preste atenção, pois você vai encontrar várias espécies de percevejos d´água. Todos eles não afundam e usam a película de tensão superficial da água como uma pista, na qual desliza com facilidade, sem sofre a influência de muito atrito.